Caso Brumadinho: Justiça autoriza recurso e caso do ex-presidente da Vale vai ao STJ
O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) autorizou o envio de um recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que pode reabrir a ação penal contra o ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman. Ele é um dos acusados pela tragédia […]

O Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) autorizou o envio de um recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que pode reabrir a ação penal contra o ex-presidente da Vale, Fabio Schvartsman. Ele é um dos acusados pela tragédia do rompimento da barragem da empresa em Brumadinho, que matou 272 pessoas em janeiro de 2019.
A decisão, tomada na última sexta-feira (11) pelo presidente do TRF-6, desembargador Vallisney Oliveira, atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), com apoio da AVABRUM — a Associação dos Familiares das Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem.
Em março de 2024, o próprio TRF-6 havia suspendido a ação penal contra Schvartsman, acatando o argumento de seus advogados de que não havia indícios mínimos para mantê-lo como réu. Agora, com a nova decisão, o caso poderá ser analisado por uma instância superior, o STJ, em Brasília.
Segundo o MPF, o tribunal cometeu um erro ao tomar uma decisão que dependeu de uma análise tão profunda em um habeas corpus — medida geralmente usada apenas para garantir liberdade em situações urgentes e não para avaliar provas em detalhes. O Ministério Público defende que a análise das provas deve ocorrer durante o andamento normal do processo e que ela cabe em primeiro lugar ao juiz da causa, não aos desembargadores.
O desembargador Vallisney Oliveira concordou com a tese de que o habeas corpus não é adequado para discutir a existência ou não de provas e reconheceu que o MPF tem o direito de recorrer. Agora, o assunto será enfrentado pelo STJ, que poderá determinar que o ex-executivo volte a responder pelos homicídios e crimes ambientais causados pelo rompimento da barragem.
Mais notícias

AVABRUM e ECCHR se reúnem com a Juíza Auxiliar da Presidência do TRF6 reiterar a importância do rápido andamento das ações penais
A AVABRUM se reúne com Vice-Presidente e Corregedor-Geral do TRF6 para cobrar andamento das ações penais que tratam do rompimento da barragem de Brumadinho
Seis anos após o crime da Vale em Brumadinho ninguém foi punido; entenda os processos
Participate
The Observatory of Criminal Actions on the Brumadinho Tragedy invites you to join us on this important journey in search of justice, truth and accountability.
Know moreNossos apoiadores








