Delegação Ucraniana visita o Memorial de Brumadinho
No dia 13/10, a AVABRUM recebeu um grupo de representantes da sociedade civil ucraniana para apresentação do Memorial Brumadinho. O encontro teve como finalidade apresentar as atividades de memória e reparação desenvolvidas pela entidade. No encontro estavam presentes quatro diretoras […]

No dia 13/10, a AVABRUM recebeu um grupo de representantes da sociedade civil ucraniana para apresentação do Memorial Brumadinho. O encontro teve como finalidade apresentar as atividades de memória e reparação desenvolvidas pela entidade.
No encontro estavam presentes quatro diretoras da AVABRUM (Kenya, Jacira, Iracema e Nayara); Roman Romanov, representante da International Renaissance Foundation; Olena Pelykh, representante legal de vítimas de crimes ambientais; Natalia Hendel, da organização Fundamental Research Support Fund; Solomia Baran, da Environment People Law Foundation; Maria Lisitsyna, consultora da SNF Agora Visiting Fellow Johns Hopkins University (USA), Beatriz Dantas, consultora da Justiça Global; Daniela Fichino, diretora-adjunta da Justiça Global; Sofiia Kosarevych, ativista da Ucrânia e Pablo Martins, advogado do instituto Cordilheira e representante da AVABRUM nas ações penais.
Após a visitação completa do espaço, foi realizada uma conversa sobre a reparação e as medidas realizadas na busca por conservação da memória da tragédia-crime e das vítimas. A delegação demonstrou curiosidade por entender os caminhos percorridos pela AVABRUM em sua luta por justiça.
Durante o encontro, os participantes estrangeiros tiraram dúvidas sobre os processos criminais e demais ações em curso perante a justiça brasileira. “O trabalho da AVABRUM tem como norte a efetivação do direito ao acesso à Justiça, o que tornou a luta por justiça neste caso efetiva em múltiplas esferas do direito e dos órgãos reguladores como CREA, CVM e CGU. Um processo sem precedentes requer uma resposta de todo o aparato de justiça nacional e internacional”, ressaltou o advogado Pablo Martins.
Mais notícias

Cassação de 15 engenheiros pelo Crea-MG reforça avanços na responsabilização pela tragédia de Brumadinho
AVABRUM e TRF6 avançam na criação de um Centro Especializado de Atenção às Vítimas
Relator vota para reabrir ações contra ex-presidente da Vale, mas pedido de vista suspende julgamento
Participate
The Observatory of Criminal Actions on the Brumadinho Tragedy invites you to join us on this important journey in search of justice, truth and accountability.
Know moreNossos apoiadores








