Observatório de Causas de Grande Repercussão: CNMP recebe representantes da Associação dos Familiares de Vítimas de Brumadinho
A Avabrum solicitou informações sobre a atuação do MPF em ações penais e inquéritos policiais ligados à tragédia
Nesta quinta-feira, 9 de setembro, o Conselho Nacional do Ministério Público recebeu representantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho (Avabrum). O caso é monitorado pelo Observatório Nacional de Causas de Grande Repercussão, formado por representantes do CNMP e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Os representantes da Associação foram recebidos pelo secretário-geral do CNMP, Carlos Vinícius Ribeiro; pelo membro auxiliar da Presidência, Bernardo Morais Cavalcanti; e pelo juiz assessor de Apoio Interinstitucional, Paulo Afonso de Amorim Filho.
A Avabrum pediu esclarecimentos sobre a atuação do Ministério Público Federal (MPF) em processos e inquéritos relacionados ao desastre; destacou as preocupações dos familiares desde o rompimento da barragem e expressou preocupação com o andamento dos processos.
O secretário-geral do CNMP explicou a função do Observatório Nacional de Causas de Grande Repercussão no acompanhamento desses processos e ressaltou que o Observatório já monitora várias ações sobre Brumadinho, comprometendo-se a manter diálogo com a Associação.
O documento com as demandas da Avabrum será discutido na próxima reunião do Observatório, marcada para 18 de setembro, na sede do CNMP.
Observatório
Instituído pelo CNMP e CNJ em 2019, o Observatório tem como missão promover integração institucional, sugerir melhorias para o sistema de Justiça e enfrentar situações de grande repercussão social, econômica e ambiental.
Foto: Secom/CNMP
Mais notícias
Brumadinho: Familiares de vítimas buscam justiça no STJ, mas encontram gabinetes vazios
Brumadinho, Mariana, Boate Kiss, Braskem e Ninho do Urubu: famílias de vítimas de tragédias fazem denúncia à OEA
Escrita por especialistas no caso Brumadinho, revista jurídica é lançada em BH
Machen sie mit
Das Observatorium für kriminelle Handlungen zur Brumadinho-Tragödie lädt Sie ein, sich uns auf dieser wichtigen Reise auf der Suche nach Gerechtigkeit, Wahrheit und Rechenschaftspflicht anzuschließen.
Mehr wissen