Observatório de Causas de Grande Repercussão: CNMP recebe representantes da Associação dos Familiares de Vítimas de Brumadinho
A Avabrum solicitou informações sobre a atuação do MPF em ações penais e inquéritos policiais ligados à tragédia

Nesta quinta-feira, 9 de setembro, o Conselho Nacional do Ministério Público recebeu representantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos da Tragédia do Rompimento da Barragem Mina Córrego Feijão Brumadinho (Avabrum). O caso é monitorado pelo Observatório Nacional de Causas de Grande Repercussão, formado por representantes do CNMP e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Os representantes da Associação foram recebidos pelo secretário-geral do CNMP, Carlos Vinícius Ribeiro; pelo membro auxiliar da Presidência, Bernardo Morais Cavalcanti; e pelo juiz assessor de Apoio Interinstitucional, Paulo Afonso de Amorim Filho.
A Avabrum pediu esclarecimentos sobre a atuação do Ministério Público Federal (MPF) em processos e inquéritos relacionados ao desastre; destacou as preocupações dos familiares desde o rompimento da barragem e expressou preocupação com o andamento dos processos.
O secretário-geral do CNMP explicou a função do Observatório Nacional de Causas de Grande Repercussão no acompanhamento desses processos e ressaltou que o Observatório já monitora várias ações sobre Brumadinho, comprometendo-se a manter diálogo com a Associação.
O documento com as demandas da Avabrum será discutido na próxima reunião do Observatório, marcada para 18 de setembro, na sede do CNMP.
Observatório
Instituído pelo CNMP e CNJ em 2019, o Observatório tem como missão promover integração institucional, sugerir melhorias para o sistema de Justiça e enfrentar situações de grande repercussão social, econômica e ambiental.
Foto: Secom/CNMP
Mais notícias

AVABRUM e ECCHR se reúnem com a Juíza Auxiliar da Presidência do TRF6 reiterar a importância do rápido andamento das ações penais
A AVABRUM se reúne com Vice-Presidente e Corregedor-Geral do TRF6 para cobrar andamento das ações penais que tratam do rompimento da barragem de Brumadinho
Seis anos após o crime da Vale em Brumadinho ninguém foi punido; entenda os processos
Participate
The Observatory of Criminal Actions on the Brumadinho Tragedy invites you to join us on this important journey in search of justice, truth and accountability.
Know moreNossos apoiadores








