AVABRUM e TRF6 avançam na criação de um Centro Especializado de Atenção às Vítimas
Nos dias 23 e 30 de setembro, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) manteve um intenso diálogo com a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM) e seus representantes […]

Nos dias 23 e 30 de setembro, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6) manteve um intenso diálogo com a Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (AVABRUM) e seus representantes legais, membros do Instituto Cordilheira, para discutir a criação do Centro Especializado de Atenção às Vítimas (CEAV).
O novo centro terá um papel fundamental diante da proximidade das audiências de instrução e julgamento das ações penais relacionadas à tragédia-crime do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, gerenciada pela Vale S.A. A expectativa é que as audiências de instrução e julgamento tenham início em 2026, representando uma nova etapa na busca por justiça e responsabilização
A criação de centros como o CEAV é obrigatória, conforme a Resolução nº 386 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina que os tribunais devem instituir espaços especializados de acolhimento, atendimento e orientação às vítimas diretas e indiretas de crimes e atos infracionais. Esses centros também devem fornecer informações sobre o andamento processual, garantir ambientes adequados durante audiências, promover encaminhamentos para redes de assistência e atuar na prevenção da revitimização das pessoas envolvidas.
A proposta do CEAV/TRF6 vem sendo construída de forma colaborativa, com a participação de servidoras e magistradas do tribunal, do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Justiça e Direitos Humanos (POLOS/UFMG) e da AVABRUM. O objetivo é assegurar um atendimento humanizado às vítimas e familiares das vítimas fatais, promovendo o acesso integral à justiça penal e o respeito à dignidade de todas as pessoas envolvidas.
O trabalho conjunto entre TRF6, AVABRUM e instituições parceiras busca garantir a participação efetiva das vítimas e de seus familiares em todas as fases do processo, fortalecendo a transparência e a legitimidade do julgamento.
O Observatório das Ações Penais de Brumadinho segue acompanhando de perto cada etapa desse processo. Em sua plataforma, o público pode acessar informações detalhadas sobre o andamento das ações penais, notas explicativas, documentos e registros fotográficos — cumprindo um papel essencial na compreensão pública e jurídica do caso.
Mais notícias

Cassação de 15 engenheiros pelo Crea-MG reforça avanços na responsabilização pela tragédia de Brumadinho
AVABRUM e TRF6 avançam na criação de um Centro Especializado de Atenção às Vítimas
Relator vota para reabrir ações contra ex-presidente da Vale, mas pedido de vista suspende julgamento
Participate
The Observatory of Criminal Actions on the Brumadinho Tragedy invites you to join us on this important journey in search of justice, truth and accountability.
Know moreNossos apoiadores








